domingo, 27 de abril de 2008

Poema x Poesia













É bom ressaltar a diferença entre poema e poesia. Apesar de serem tratadas por muitos como sinônimos, o uso dos dois termos entre os estudiosos apresenta diferenças:
- Poesia: Caráter do que emociona, toca a sensibilidade. Sugerir emoções por meio de uma linguagem. (Minidicionário Aurélio da Língua Portuguesa. RJ: Nova Fronteira, 1993)
- Poema: obra em verso em que há poesia.
"Se o poema é um objeto empírico e se a poesia é uma substância imaterial, é que o primeiro tem uma existência concreta e a segunda não. Ou seja: o poema, depois de criado, existe per si, em si mesmo, ao alcance de qualquer leitor, mas a poesia só existe em outro ser: primariamente, naqueles onde ela se encrava e se manifesta de modo originário, oferecendo-se à percepção objetiva de qualquer indivíduo; secundariamente, no espírito do indivíduo que a capta desses seres e tenta (ou não) objetivá-la num poema; terciariamente, no próprio poema resultante desse trabalho objetivador do indivíduo-poeta." (LYRA, Pedro. Conceito de Poesia. São Paulo: Ática, 1986).
O poema destaca-se imediatamente pelo modo como se dispõe na página. Cada verso tem um ritmo específico e ocupa uma linha. O conjunto de versos forma uma estrofe e a rima pode surgir no interior dessa estrofe. A organização do poema em versos pode ser considerada o traço distintivo mais claro entre o poema e a prosa (que é escrita em linhas contínuas, ininterruptas).
"Fisicamente falando, Poesia é a causa, e o poema, o efeito.
Quimicamente falando, Poesia é a fórmula, e o poema, a solução.
Mas matematicamente falando, Poesia é o problema , e o poema, a revolução.
Biologicamente falando, Poesia é o pai e a mãe, e o poema, os filhos.
Filosoficamente falando, Poesia é isso e o poema é aquilo.
Poeticamente falando, Poesia sou eu, e o meu poema é você... " (José Alessandro).
Resumindo:
POESIA: é a forma especial de linguagem, mais dirigida à imaginação e à sensibilidade do que ao raciocínio. Em vez de comunicar principalmente informações, a poesia transmite sobretudo emoções, musicalidade, beleza, a magia, a mensagem. Uma poesia não necessariamente precisa estar escrita em forma de poema, pode ser em forma de texto, ou em outra forma quaisquer. Já o poema tem a estrutura e sempre tem que ser dessa forma!
POEMA: é a própria obra da poesia, é composição poética, arte de retratar no papel a poesia, ou seja, poema é o concreto e a poesia a inspiração. Estrutura; Palavras distribuídas em versos e estrofes.
Abraços, Carol!








Um comentário:

as pesoas mais feias do mundo disse...

Legal seu blog prof Carol,só tem uma coisa,esses poemas dão muito trabalho mais axo que vale a pena!
XD =D =P
abraços
ass:Caio Queiroz da Silva
sala:16 bm