quinta-feira, 10 de abril de 2008

Pronomes pessoais - caso reto e oblíquo



Quê? Pronomes Pessoais? Quem são esses??


Os pronomes pessoais são aqueles que representam as pessoas do discurso (ou seja, de uma fala, uma conversação). Além das flexões de pessoa (1ª, 2ª e 3º), gênero ( masculino e femenino) e número (singular e plural).
O pronome pessoal apresenta variação de forma, lembram???? Quais são essas formas?!
Resposta: caso reto e oblíquo.
E quando será reto?
- Quando desempenhar a função de sujeito da oração.
E oblíquo?
- Quando desempenhar a função de complemento verbal e objeto.
obs: Na linguagem popular, é comum o emprego de pronomes do caso reto como complemento verbal, por exemplo: “Chama ele pra mim”. Essa frase está errada!! Ele é pronome pessoal do caso reto, então deve desempenhar a função de sujeito e não de complemento verbal. No caso, o correto é: “Chama-o pra mim”. Certo?


E quais são esses pronomes pessoais?
Número — Pessoa — Caso Reto — Caso Oblíquo
Singular — 1ª — eu — me, mim, comigo
Singular — 2ª — tu — te, ti, contigo
Singular — 3ª — ele, ela — se, si, consigo, o, a, lhe
Plural — 1ª — nós — nos, conosco
Plural — 2ª — vós —- vos, convosco
Plural —- 3ª — eles, elas — se, sei, consigo, os, as, lhes
Obs: as formas comigo, contigo, conosco, conosco e consigo resultam da combinação da preposição COM + OS pronome oblíquo correspondente.
Os pronomes pessoais, quando precedidos de preposição, são oblíquos, pois desempenham o papel de complemento verbal. ( Lembre-se de que o sujeito nunca aparece precedido de preposição).
Ex: Eles gostam muito de nós.
- Professora, mas o pronome NÓS não é do caso reto?
- Claro que sim! Mas, quando os pronomes pessoais do caso reto, ele ou ela, nós, vós, eles ou elas, estiverem com uma preposição na frente, não mais serão do caso reto e sim do caso oblíquo, pois não mais desempenham a função de sujeito e sim de complemento verbal e objeto.
- Professora, mas a senhora esqueceu dos pronomes pessoais do caso reto eu e tu, e quando eles vieram precedidos de preposição, o que acontece?
- Ah tah! Sim, quando os pronomes eu e tu vierem precedidos de preposição, não se usam as formas retas, (que seriam eu e tu) mas as formas oblíquas mim e ti. Ex: Nunca houve discussões entre mim e ti. Entre não é preposição? Então, os pronomes que deveriam vim atrás seriam eu e tu, mas a regra diz q é errado, o certo é mim e ti. Portanto, é errado dizer: Isso é normal quando acontece entre eu e tu (ou você).
- Professora, mas eu já vi casos em que usamos o eu e o tu atrás de uma preposição, por exemplo, quando se diz assim: “comprei um livro para eu ler”. Está errado? O certo seria para mim ler?
- Claro que não está errado! Há, um caso em que se empregm as formas retas eu e tu mesmo precedidas por preposição: quando essas formas funcionam como sujeito de um verbo no infinitivo. Nesse caso, o verbo “ler” está no infinitivo, por isso, usou-se o pronome eu. Falar assim: “Papai comprou uma bicicleta para mim brincar” é ERRADO! O certo é: “Papai comprou uma bicicleta para eu brincar.” Entenderam amores?
Os pronomes oblíquos átonos podem desempenhar a função sintática de objeto direto e indireto. Quem são eles?? Os de 3ª pessoa, que são o (s), a (as) que sempre serão objeto direto e lhe (s) que sempre será objeto indireto.
Os outros pronomes oblíquos me, te, se, nos e vos podem ser objeto direto e indireto, dependendo do verbo que completam.
Subclasse de palavras que representam no discurso as três pessoas gramaticais, indicando por isso quem fala, com quem se fala e de quem se fala.



Número - singular e plural

Pessoa - 1ª, 2ª e 3ª

Singular - 1ª - eu - me - mim, comigo
2ª - tu - te - ti, tigo(contigo)
3ª ele, ela - se, o, a lhe - si, ele, ela si, sigo(consigo), ele, ela

Plural - 1ª nós -nos - nós, nosco(conosco)
2ª vós - vos - vós, vosco(convosco)
3ª eles, elas - se, os, as lhes - si, eles, elas si, sigo(consigo),eles, elas


ATENÇÃO!!!
Não vão esquecer a pesquisa sobre MITO ( conceito e exemplos) e responder páginas 18 a 22 do Livro de Português Linguagem! Turma BM e CM nos vemos na quinta-feira ( dia 07/02) com mais aulas de Português e Turma AM, aula de Produção Textual e na sexta-feira, turma CM me aguarde com a nossa aula de Produção Textual. Espero escutar bastante MITOS!
Beijos, Carol.


Nenhum comentário: