quinta-feira, 24 de abril de 2008

Viva a poesia viva!


- A VIAGEM PELA PALAVRA

- A VIAGEM PELA LEITURA

- POESIA: DESCONSTRUÇÃO DO OLHAR


* OBJETIVO: Montagem de uma mostra de poesias, com exposição de livros, varal e declamações de poemas.

* TURMAS: 16AMJ, 16BMJ E 16 CMJ.


# FAZER INDIVIDUALMENTE

- Meus poemas.

---Reunir todos os poemas produzidos no bimestre e montar com eles um livro, seguindo as orientações do boxe abaixo:


1. Passe para folhas de papel sulfite ou de papel almaço os poemas que você produziu. Faça isso com muito capricho, lembrando-se de colocar os títulos dos poemas e ilustrá-los. As ilustrações podem ser produzidas com recortes de revistas, carimbos, ou com desenhos feitos com lápis de cor, guache e outros materiais.


2. Produza uma capa para o livro, que pode ser feita de papel grosso colorido ou cartolina. Dê um título para o seu livro de poemas, coloque na capa o nome do autor (no caso, o seu) e ilustre-a.


3. Grampeie as folhas junto com a capa, finalizando a montagem do livro. Ou leve o material a uma papelaria especializada para a colocação de espiral. Caso você queira ter outros exemplares do livro, mande copiá-lo em xerox.


obs: O livro será exposto no dia da apresentação do Viva a poesia viva! Depois você pode guardar o original como recordação e doar cópias à biblioteca da escola ou presentear com elas amigos, familiares ou professores.


GRUPO 1

TAREFAS: Recolher todos os livros produzidos pelos colegas de classe e junto ao grupo 2, lê-los e escolher os melhores poemas (um de cada livro), depois entregá-los para o grupo 2.

Organizar a exposição dos mesmos, no local indicado pela professora.

Ornamentar o espaço da exposição.

Orientar os demais alunos quanto aparência e organização do livro de poema.


GRUPO 2

TAREFAS: Ajudar o grupo 1 a ler todos os poemas dos livros e selecionar os melhores, para a exposição em um varal de poesias.

Depois de escolhidos os poemas, devolve-los aos seus autores para que possam copiá-los em folha de papel sulfite, com uma letra capricachada e com imagens.

Os autores deverão devolver os poemas ao grupo 2, que por sua vez, irá montar o varal de poesias ( fio e pregador).

Organizar a exposição e ornamentar o espaço.

Orientar os demais alunos quanto aparência e organização dos poemas.


obs: Grupo 1 e 2: responsáveis em divulgar apresentação de seu trabalho pela escola. (panfletos, avisos, boca - boca).


GRUPO 3

TAREFAS: Selecionar um poema ( grande) como os de: Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes, Cecília Meireles, etc.

Os alunos deverão memorizar os poemas e preparar a declamação.

Um bom declamador é aquele que tem um pouco de ator e de poeta, isto é, sabe não apenas falar, mas também interpretar com emoção um texto. Por isso, para declamar bem um texto é necessário compreendê-lo e admirá-lo. Quando declamamos um poema, estamos mostrando aos nossos ouvintes o modo como o compreendemos e sentimos.

Durante o ensaio, leia o poema várias vezes, seguindo estas instruções:

- se houver rimas no final ou no interior de versos, assinalem as sílabas que rimam, para interpretá-las com voz firme e forte.

- observe o ritmo do poema e identifique as sílabas que devem ser pronunciadas mais forte.

- verifique também se há nele outros recursos sonoros como repetições de palavras, de vogais e consoantes, onomatopéias, etc e tente identificar o que esses sons sugerem.

- ao ler, expresse-se com voz firme e marque com uma pequena pausa a passagem entre o fim de um verso e o início do outro.

- faça a leitura em voz alta várias vezes, até decorar o poema. Depois comece a soltar o corpo, deixando surgir alguns gestos emovimentos que reforcem ou complementem o que é declamado.

- ao declamar, preste atenção no que está dizendo. Valorize as palavras, procure ressaltar o sentido delas no texto. Não abaixe a cabeça e olhe sempre para a frente.


GRUPO 4

TAREFAS: Selecionar a interpretação através da expressão, dança corporal e cenário vivo.

Deverão montar um coreografia de acordo com o poema escolhido pelo grupo 3.


GRUPO 5

TAREFAS: Responsáveis pela parte musical ou fundo musical.

Escolher a música e ou os sons que mais se adequam ao poema selecionado pelo grupo 3.

A música para acompanhar sua apresentação pode ser gravada ou cantada pelos seus colegas de grupo.

A música tem que está em sintonia com o grupo 3 e 4.


obs: o grupo 3, 4 e 5, devem trabalhar juntos.


As apresentações serão dos dias:

16 de Junho - Turma 16BMJ

17 de Junho - Turma 16CMJ

18 de Junho - Turma 16AMJ


HORÁRIO DO INTERVALO: 9:30


obs: cada turma apresentará um poema diferente da outra.


GRUPOS AM
Poema: Bomba Atômica (Vinicius de Moraes)

1 - Ana Paula, Mayana, Victor, Renan, Jéssica Pereira e Igor.
2 - Pedro, Welligson, Marcela, Isabel, Dábora e Fernanda.
3 - Lucas, João, Gabriela, Natássia e Matheus Costa
4 - Giovanna, Gabriel Magno, Luíza, Waldemar, Matheus Lucena, Antonio, Gabriel Sodré e Mariana.
5- Luciana, Orlando, Mateus Tavares, Renato, Elvys e Levi.


GRUPOS BM
Poema: Recomeçar (Carlos Drummond de Andrade)

1- Gabryella, Thays, Amanda, William, Caio e Gabryelle.
2 - Gabriel Felipe, Guilherme, Paulo Victor (Loiro), Bianca, Jully Ellen, Kaenne e Isabela.
3 - Jéssica, Geovane, Jud'Leide, Thiago, Clodoaldo e Letícia.
4 - Luna, Mayara, Lêda, Olívia, Gabriel Castro, Emanuela e Gabriela Pantoja.
5 - Isabelle, Jefferson, Gabriel Ferreira, Flávio, Rodrigo, Isaque e Paulo Vitor.


GRUPOS CM
Poema: As quadras dele (Florbela Espanca)
1 - Luzynelma, Thuanny, Raquel, Mirian, Catarino, Camila e Ícaro.
2- Éricles, Phellipe, Mateus, Caio, Jéssica e Fernando.
3 - Sarah Sousa, Anne, Marcos, Ferdinand, Leandro e Débora.
4 - Fernanda, Waléria, Isabela, Paulla, Sarah, Marconi e Rhanna.
5 - Gabriel, Patricia, Luis, Bruna, Kallyene e Marcela.

Boa sorte e bom trabalho!



2 comentários:

Matheus Costa disse...

esse trabalho vai ser show

gaby vivih disse...

II fessora...


mau nome..

mais bonitooOo

~~GaBrYeLlA~~

bjuu^^