quinta-feira, 29 de maio de 2008

ATIVIDADE POEMA E PREPOSIÇÃO

Língua Portuguesa e Produção Textual

* Leia o poema e responda as questões de 1ª a 4ª.
1- Crie versos para completar as estrofes do poema de Vinicius de Moraes, tentando, rimar a última palavra do segundo verso com a última palavra do primeiro

De tudo, ao meu amor serei atentoAntes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento
E assim quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure
(Vinicius de Moraes)

De tudo, ao meu amor serei atento
____________________________________
Que mesmo em face do maior encanto
____________________________________
Quero vivê-lo em cada vão momento
____________________________________
E rir meu riso e derramar meu pranto
____________________________________
E assim quando mais tarde me procure
____________________________________
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor (que tive):
____________________________________
Mas que seja infinito enquanto dure
(Vinicius de Moraes)

2 – Quantas estrofes e versos há no poema?


3 – Identifique no texto as palavras que rimam com:
a) atento ____________________________________________________________
b) canto _____________________________________________________________
c) procure____________________________________________________________
d) ama _____________________________________________________________

4- Marque a opção correta. O poema é um:
a) limeriques
b) quadrinhas
c) soneto
d) paródia

5- Quais são as características de um poema?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

*Leia o texto e responda a 1ª e 2ª questão.

“Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no intróito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o Pentateuco.” (Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas).

Vocabulário:
Hesitar: estar indeciso
Galante: elegante
Intróito: começo
Pentateuco – os cinco primeiros livros da Bíblia

6- Retire do texto todas as preposições e contrações.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7- “... levaram a adotar...”
“... a sua morte...”
As três ocorrências de a são respectivamente.
a) preposição e artigo
b) preposição e preposição
c) artigo e preposição
d) artigo e artigo

8- Indique a oração que apresenta locução prepositiva.
a) Havia objetos valiosos sobre a pequena mesa de mármore.
b) Sentou-se ao lado de sua amiga
c) Marcelo estudou na Europa por dois anos
d) Após tantos exames, passou na lanchonete.

9- As preposições podem apresentar entre outros, os seguintes valores semânticos.
Direção – tempo – associação – lugar – origem – posse – meio – finalidade
Quais desses valores as preposições destacadas apresentam?
a) “Respeito ao planeta” ____________________________________________________________________________
b) “As tardes de domingo” __________________________________________________________________________
c) “Compromisso com um futuro melhor” _____________________________________________________________
d) “Vamos à casa dos meus pais” ____________________________________________________________________

10- “Vou com você ao cinema para assistir ao filme”. As preposições em destaque são respectivamente.
a) companhia, destino e finalidade
b) finalidade, companhia e lugar
c) destino, tempo e finalidade
d) companhia, lugar e causa


Bom trabalho!

Respostas
1ª É só rimar as palavras:
atento, encanto, momento, pranto, procure, ama, tive
com outras palavras!
2ª 4 estrofes e 14 versos
3ª atento - pensamento, momento, contentamento
canto- tanto, encanto, pranto
procure - dure
ama - chama
4ª soneto
5º versos e estrofes
ritmo
rimas no final dos versos
imagens associadas aos sentidos
6ª contração - pelo, no
preposição - em, a, para, entre
7ª letra a (preposição e artigo)
8ª letra b - (sentou-se ao lado de sua amiga)
9ª a) direção
b) tempo
c) associação
d) lugar
10ª companhia, destino e finalidade

Fácil, fácil

Nenhum comentário: